Código de Ética
No âmbito das publicações científicas, a Commentarium: Journal of Humanities Studies (CJHS) segue as orientações de integridade ética, conforme estabelecidas pelo Código de Conduta COPE, pela Cambridge University Press e pela Oxford University Press.
CJHS pretende contribuir para o avanço do conhecimento nas diferentes áreas das Humanidades, divulgando trabalhos de elevada qualidade científica que respeitem os códigos éticos de investigação.
Todos os intervenientes nos processos de submissão, avaliação, edição e publicação (Diretor, Comissão Editorial, Comissão Científica, Avaliadores, Proponentes, Autores) devem observar as normas de respeito, honestidade intelectual, rigor e transparência.
Cada Autor tem a responsabilidade de fazer a devida identificação das fontes consultadas e dar o devido crédito a pessoas e instituições que tenham concedido qualquer tipo de apoio para o desenvolvimento do artigo. Qualquer material que já esteja publicado, seja de autoria própria ou de outrem, deve ser referenciado no artigo, de acordo com as normas de publicação anunciadas.
A Comissão Editorial da CJHS reserva-se o direito de recorrer, sempre que necessário, a plataformas apropriadas de deteção antiplágio. Sempre que for confirmada, de forma inequívoca, a existência de plágio, integral ou parcial, o texto será rejeitado.
As decisões editoriais (aceitação, rejeição, reformulação) são baseadas nos pareceres de avaliadores externos, de reconhecida autoridade nas áreas específicas dos textos submetidos.
Por forma a garantir independência científica, um Autor não pode desempenhar funções de Avaliador no mesmo volume em que o seu artigo é considerado para publicação.
CJHS assegura a confidencialidade dos trabalhos recebidos, durante todas as fases do processo de submissão. Os dados pessoais fornecidos pelo Autor são usados para os fins exclusivos do processo de avaliação e publicação.
Os artigos da CJHS são publicados sob a licença Open Access CC BY 4.0, que permite aos autores divulgarem os seus trabalhos nas páginas pessoais e nos repositórios institucionais, sem restrições.